Colesterol alto – Dicas de como diminuir

Independente do motivo pelo qual seu exame de sangue mostrou a taxa de colesterol nas alturas tenha uma certeza, você precisará começar a adquirir hábitos para controlar o colesterol do seu sangue. Muitas vezes ocasionado pela vida sedentária ou por uma alimentação nada sadia, as taxas de colesterol vem aumentando inclusive em indivíduos nas menores faixas etárias da população. Este tipo de acometimento sugere que é necessário criar um cardápio mais variado, com opções de grãos, fibras, legumes e hortaliças, inclusive na merenda escolar.

Após a mudança de hábitos como os já citados, se for observado a prevalência das taxas altas é necessário tomar segundas precauções. O médico irá de fato recorrer aos medicamentos, que serão responsáveis por diminuir a absorção do colesterol ruim pelo sangue. Geralmente este tipo de estratégia é utilizado em paciente que já enfartaram, que tem diabetes ou que são comprovadamente herdeiros do gene para está condição.

colesterol-diminuir-dicas

Em relação a alimentação é de certa forma bem simples selecionar os melhores alimentos para uma dieta livre de colesterol. Basta dar preferência a alimentos cozidos, evitar as frituras, alimentos com gordura hidrogenada, o uso exagerado de óleo na comida e manteigas de garrafa. O maior problema, é que na população brasileira já se criou o hábito da má alimentação e são raros os casos de pessoas que se tornaram adeptas das refeições menos calóricas e mais saudáveis.

Entre as crianças o problema é atenuado. Sem a supervisão dos pais, durante o recreio na escola, muitos adolescentes e crianças do primário todos os dias se alimentam de  pastéis, coxinhas, pizza e muito refrigerante. No final de cinco dias letivos o resultado é um organismo repleto de gordura, muito açúcar e pouquíssimo nutriente. O correto seria balancear esta merenda, dentro de casa e na própria escola se for o caso. Quanto mais sedentárias também, essas crianças ficam muito mais expostas aos riscos da obesidade, com o aumento da taxa de colesterol desenvolvendo problemas circulatórios e cardíacos inclusive.

O problema é cada vez mais preocupante e já está mais do que na hora de toda a população adquirir novos hábitos de vida, dando espaço aos alimentos saudáveis e à prática diária de exercícios, contribuindo assim para um país de pessoas cada vez mais saudáveis e com menos problemas relacionados ao alto colesterol.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment