Como evitar e combater a obesidade infantil?

Um dos maiores problemas enfrentados por diversas famílias é a obesidade infantil. Ela tem afetado muitas pessoas, pois, como a globalização limita o tempo das pessoas, elas passam a se alimentar de forma mais inadequada, ou seja, elas trocam uma alimentação mais saudável por fast food, alimentos semi prontos e que causam uma sensação “momentânea” de organismo alimentado. Na verdade, muitas nem imaginam o quanto estão prejudicando a sua saúde física.

Mas, o problema maior não é com os adultos. O maior problema sempre enfrentado pelos pais está relacionado à obesidade infantil visto que elas não entendem o que é ou não saudável para o crescimento delas. Desta forma, querem se alimentar, diariamente, com lanches, pipocas, doces e salgados. Segundo informações levantadas pelo IBGE, 18% dos meninos e 15,4% das meninas com idades entre 10 e 19 anos estão acima do peso.

Antes que a saúde das crianças seja afetada, os pais precisam tomar algumas atitudes para livra-lo deste tipo de problema. Não apenas com o tipo de alimentação, mas com a educação alimentar que as crianças devem ter no seu dia a dia, visto que isso será fundamental na luta para emagrecer, bem como para evitar a obesidade.

obesidade infantil

Conheça agora algumas dicas que os nutricionistas recomendam para se evitar e combater a obesidade infantil:

Faça substituições na alimentação

É preciso ficar atento a isso, pois para a criança que está acima do peso, a probabilidade é que a alimentação esteja totalmente irregular. Por isso, já comece a substituir o lanche da escola por alimentos mais saudáveis como frutas e sucos.

Invista nos cereais

Alimentos considerados como cereais devem fazer parte da alimentação de sua criança visto que eles são responsáveis por manter o equilíbrio da alimentação, estruturação das células do corpo em todos seus aspectos. Alimentos como o arroz, por exemplo, jamais devem faltar na dieta diária das crianças.

Redução no consumo de gorduras

Os alimentos gordurosos precisam ser evitados. O ideal é que o consumo destes alimentos não sejam superiores a 30% da ingestão diária da criança. Os salgados, pastéis, empadas e outros deste gênero devem ser evitados na escola.

Consumo de proteínas

As proteínas encontradas em diversos tipos de alimentos devem ter um lugar especial na alimentação das crianças. Para combater a obesidade, os pais devem investir em alimentos com proteínas de origem animal e vegetal.

Frutas e hortaliças

As frutas e hortaliças devem também fazer parte da alimentação diária das crianças.

Outras dicas

Evite alimentos com grande quantidade de açúcar. O seu consumo deve ser feito de forma regulada visto que os doces são os principais vilões das crianças, pois eles encantam e chama a atenção delas.

Tomar bastante água

Ao invés de tomar bastante suco, as crianças devem tomar água, visto que os sucos também possuem suas calorias. O ideal é que o consumo seja entre 1 litro e meio a dois litros por dia.

Aproveite bem as dicas e evite que sei filho sofra de obesidade infantil! Ele será uma criança bem mais feliz e saudável.

Advertisement

Go to Smartblog Theme Options -> Ad Management to enter your ad code (300x250)

No comments yet.

Leave a Comment